FOI A AGRICULTURA QUE MUDOU E DESENVOLVEU O HOMEM MODERNO
fco
Quando há milhares de anos os nossos antepassados se tornaram mais sedentários , por terem também descoberto a agricultura, mal sabiam da importância dessa descoberta na evolução do Homem. Mas a verdade é que a sociedade agrícola criada, o consumo abundante de cereais e , consequentemente, a presença de alimentos ricos em amido na dieta, está na origem de uma população mais saudável e com mais capacidade reprodutora.
De facto, duplicações de genes de amílase , a enzima que digere o amido, ocorreram logo após a invenção da agricultura. E as pessoas com mais genes de amílase , são mais saudáveis e reproduzem-se mais.
O estudo que envolveu investigadores da Universidade do Tennessee , da Universidade da Califórnia em Berkeley, e vários colegas do Human Technopole, em Milão, mostraram que a “agricultura mudou significativamente o genoma humano: os genes responsáveis por metabolizar os amidos sofreram uma série de duplicações que tornam o corpo muito mais eficiente no uso desses produtos como fonte de energia. em vez de descartá-los. A comparação de 533 genomas humanos antigos com milhares de genomas modernos não deixa espaço para ambiguidades” .
Nota : A mudança climática também é responsabilidade do Homem. Com o aquecimento progressivo é possível que existam genomas mais bem adaptados ao que aí vem. Mas seria melhor não experimentarmos.