FRUTA MAIS DOCE E A MELHOR PREÇO
fco
Os investigadores que vieram dar ao tomate o sabor de outrora, restituindo-lhe a doçura que antigamente possuía, estão firmemente apostados e convencidos que poderão confiar na viabilidade deste tomate no mercado.
Este sucesso abriu horizontes a outros investigadores chineses que estão já a desenvolver processos para incrementar os açucares em maçâs, peras e laranjas.
Este trabalho conjunto que despertou grande interesse em Espanha, grande produtor mundial de tomate, levou a que os investigadores espanhóis, seguindo e complementando o trabalho desenvolvido na China, sublinhem que a genética não é o único caminho para aumentar o sabor do fruto. O controlo rigoroso da rega, os nutrientes , a luz e a temperatura são outros factores decisivos para o sucesso.
A União Europeia, já aprovou a técnica genética utilizada neste alimento para consumo humano , que poderá levar a produções mais adaptáveis às mudanças climáticas, com menor utilização de produtos fitossanitários e, quiçá, mais económicos.
Só falta chegar ao consumidor saboroso como era originalmente. E ser bom !
Fontes:
Instituto de Vegetais e Flores de Pequim (China)
Associação Valenciana de Agricultores (Espanha)
Instituto de Genómica Agrícola de Shenzhen (China)