Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

3 x 9 = 27

A capacidade da escrita é criar um contexto no qual outras pessoas possam pensar ( Edwin Schlossberg)

A capacidade da escrita é criar um contexto no qual outras pessoas possam pensar ( Edwin Schlossberg)

3 x 9 = 27

27
Jun19

NO TURISMO COMO NA POLITICA, COMO NA VIDA, É PRECISO TER AGENDA PRÓPRIA


fco

É precisamente isso, ter Agenda Própria, que se pede a quem quer competir no mercado turístico, especialmente como destino e no meio do rol de destinos que querem exactamente o mesmo: ser visitados e ter turistas.

Ponto de Ordem 1 – Clarifiquemos que o que diferencia o visitante do turista é a pernoita . Ou seja, quem passa a noite em alojamento é turista, quem não o faz é visitante.

Ter Agenda PRÓPRIA significa, antes do mais, criar um conjunto de condições para ter posicionamento. E para se posicionar bem no mercado, o que quer dizer pôr um pé que se note no conjunto da oferta turística disponibilizada ao universo da procura potencial, é indispensável fazer realçar um produto, um destino, por forma  a induzir a percepção de ali haver coisas boas para consumir. Sendo que coisas boas significa coisas com qualidade e sendo a qualidade a satisfação que resulta da relação custo/benefício.

Ponto de Ordem 2 - mesmo que doa a muitos ignorantes que andam por aí armados em que sabem de Turismo quando não são mais que andrajosos exibidores da sua ignorância, e que estão sempre com eloquentes e balofos discursos a reclamar a existência de Turismo de Qualidade, isso,  “Turismo de Qualidade” é coisa que não há, nem se sabe que exista. O que há e se espera que cresça, para bem do sector , é sim “ Qualidade no Turismo” . Ou seja, tanto há qualidade no café da esquina, se houver satisfação do que lá se come  e do quanto se paga, como não há qualidade no hotel de super luxo se  nos derem  um serviço caro de mais para o que nos serviram.

Isto para dizer o quê? Não há problema nenhum, nem nenhuma dificuldade inultrapassável, para um mini-destino colocado no interior, para se afirmar só porque não tem alojamento de 5 estrelas, restaurantes de 4 garfos, discotecas e bares de fama. E não há dificuldade se houver (e há!) gente autêntica, pessoas atenciosas, povo hospitaleiro que gosta de receber e de dar o seu melhor. Que organiza as suas festas de forma verdadeira e com espírito de comunhão e de partilha. Que defende as suas tradições, os seus costumes, os seus artesãos e a sua cultura e que gosta de as compartir com os demais. È isto que muitos turistas de hoje apreciam e desejam. É isto que muitos turistas nacionais e estrangeiros buscam e querem visitar: AUTENTICIDADE

Por isso ser indispensável facilitar aos turistas, de forma planeada, essa informação fundamental, esse conhecimento essencial.

É essa autenticidade que tem que ser o coração de uma mensagem global que deve dar a conhecer quem somos , como vivemos e que valores temos . E que também deve ser a alma da  AGENDA PROPRIA que nos ajudará a dar a conhecer o nosso destino . E a fazê-lo grande … à nossa dimensão!!

Mais sobre mim

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2019
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub