OS TOMATES VÃO VOLTAR A SABER A TOMATES
fco
Foi há mais de 5.000 ( cinco mil) anos que, no Peru e no Equador , se começou a comer um pequeno fruto , com aproximadamente 1 ( um) centímetro de tamanho, a que chamaram tomate. Quando veio até nós já tinha diferentes tamanhos e já se notava que quanto maior menos sabor tinha. Nada diferente de outras frutas e legumes que são lindos na exposição e parcos no sabor!!!
Os grandes produtores de tomates têm lutado para recuperar esse sabor original do tomate e a investigação nessa área tem trabalhado , afincadamente, na genética do tomate. Com sucesso, os cientistas , com relevo para a equipa de António Granell, sequenciaram os genomas completos de 398 variedades de tomate e identificaram os 13 compostos químicos responsáveis pelo seu sabor .
Claro que os estudos tiveram muitos altos e baixos, sendo também certo que apanhar o fruto em verde e transportá-lo em frio para um destino ,mais ou menos longínquo, pouco ou nada ajuda a defender o seu sabor .
E havia mais uma dificuldade com impacto comercial : cada vez que se aumentava o tamanho do tomate este perdia sabor !
Mas , recentemente, um investigador chinês, Jinzhe Zhang , conseguiu que os seus tomates geneticamente modificados mantivem-se o seu tamanho e , embora um pouco mais doces, recuperam-se o seu sabor original.
Não tarda nada e os tomates vão voltar a ser e a saber a … tomates!
Fontes: Instituto de Biologia Molecular y Celular de Plantas , Valencia, Espanha
Revista Science