Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

3 x 9 = 27

A capacidade da escrita é criar um contexto no qual outras pessoas possam pensar ( Edwin Schlossberg)

A capacidade da escrita é criar um contexto no qual outras pessoas possam pensar ( Edwin Schlossberg)

3 x 9 = 27

12
Jan25

CÁ SE FAZEM , CÁ SE PAGAM


fco

palacio-de-belem.jpg

 

Está esgotado o presidente das selfies. Aquele que disse e escreveu que  Pinto Balsemão, que o tinha contratado para o Expresso , estava “lélé da cuca” (sic), está a passar por um momento difícil que é o de equilibrar , como define Paulo Portas,  “a metade boa que Deus lhe deu com a metade demoníaca que o Diabo lhe ofereceu”. Se , como ele diz,” soubesse o felizes que nós eramos” não teríamos chegado a este ponto. Hoje está da pior maneira  nas bocas do mundo ,sem dó nem piedade, e pelas piores razões. Não há comentador que o poupe nem há comentador que não se atreva…

Há "alguma mágoa" de Marcelo por não ser mais ouvido pelo Governo. "Marcelo pode estar a ser vítima dele próprio: Montenegro evita a todo o custo partilhar informação com o Presidente" diz Rui Calafate ao analisar a mensagem de Ano Novo do Presidente da República.

Para o comentador Anselmo Crespo, Luís Montenegro faz "uma gestão muito mais cautelosa da informação que passa" a Marcelo Rebelo de Sousa. Montenegro sente que Marcelo precisa mais dele do que o contrário" e "Montenegro retém muita informação. Isso está claramente a irritar o Presidente da República". Anselmo Crespo afirma ainda que a "química" entre Marcelo Rebelo de Sousa e Luís Montenegro não é a mesma que o Presidente da República tinha com António Costa.

O director executivo do jornal “O Observador” Miguel Pinheiro  garante  que há "um desligamento" entre Marcelo e Montenegro. "Marcelo e Costa entendiam-se, falavam a mesma linguagem. Montenegro é uma pessoa mais fechada”. Rural, politico rural, dizia Marcelo dele aos jornalistas estrangeiros .

"Marcelo teve de fazer uma opção. Se aprofundasse temas como saúde e segurança teria de criticar o Governo e não quis", afirma no seu comentário , na CNN ,Pedro Tadeu.

"O sonho de Marcelo Rebelo de Sousa era acabar o seu mandato com um Governo da sua família política. Mas não está a ser tudo o que idealizou" disse Margarida Davim que ainda refere que Luís Montenegro e o actual Executivo "sentem que têm de controlar toda a informação", algo que os "desencontra" com o Presidente da República.

Depois de Marcelo tudo ter feito para ajudar a chegar ao Governo o seu partido, o PSD, é assim que lhe agradece.

Cá se fazem, cá se pagam !! Uma vez vichyssoise, sempre vichyssoise…

09
Jan25

O MUNDO DE CORES QUE NÓS NÃO VEMOS… E ONDE AS FÊMEAS DECIDEM!!!


fco

 

milheirinha.jpg

 

Nós, os humanos, conseguimos ver três espectros de cores, que são as cores do arco-íris, ou seja, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo (ou azul índigo) e violeta. Os pássaros ainda detectam o ultravioleta (UV) que não é captado pelos nossos olhos.

Por isso os pássaros têm uma visão superior à dos humanos. Conseguem ver mais cores por terem quatro cones na retina quando os humanos têm só três cones. É certo que não vêem reflexo no espelho mas vêem cores invisíveis aos nossos olhos e uma grande riqueza de tonalidades. Mas nem todo o mundo animal é assim. Os cães e os gatos, por exemplo, têm uma visão inferior à dos humanos, só vendo o azul e o verde.

Uma investigação realizada, com o apoio de um espectrofotómetro, permitiu constatar que o olhar humano sobre um conjunto de aves permitia afirmar que 92% da amostra parecia idêntica. Mas o estudo demonstrou a existência de diferentes cores que as aves identificavam mas que os nossos olhos não detectavam.

Os pássaros vêem todos os tons de cores e é isso que lhes permite acautelar-se dos seus predadores, ficar alerta com os perigos que visualizam, detectar fontes de alimentoS e aproximar-se das aves da sua própria espécie.

Mas há fêmeas de pássaros que utilizam essa capacidade de visualização dos tons e das cores para realizarem as suas escolhas e as suas selecções. As fêmeas da milheirinha , pássaro da família dos canários, muito comum em Portugal , escolhem os machos mais amarelos para a procriação. E os machos mais amarelos são os que comem mais carotenóides que são pigmentos naturalmente encontrados em raízes, sementes, frutas e flores. E estes carotenóides favorecem-lhes o sistema imunitário e fá-los mais saudáveis. E por isso são escolhidos !

Que as fêmeas vêem melhor e têm um comportamento decisivo, selectivo, criterioso e apurado já nos tínhamos dado conta. Mas que até suceda no mundo animal e até  com os passarinhos??!!

Fontes- Paulo Gama Mota, Biopolis-Cibio, Universidade de Coimbra

              Neringa Utaraitė e Franka Dervishi

              Bored Panda

              Birdfact

06
Jan25

UAU NOTICIAS BOAS … com a devida vénia


fco

Coffee-sign_2GS3QAR8MX.jpg

 

Hoje, no princípio de 2025, é dia de noticias boas . Claro que a realidade de 2024 foi mais marcada por conflitos com milhares de mortos, por fome e doenças, por refugiados e tráfego humano, por desastres climáticos e acidentes naturais. Mas também houve coisas boas que foram noticia. O PLANETA FUTURO, do EL PAÍS, pela mão de Beatriz Lecumberri, fez eco delas. Com a devida vénia, seleccionadas, resumidas e adaptadas, aqui estão:

A fuga do seu casamento 

Aos 17 anos, Naishorua Masago, uma garota Maasai do norte da Tanzânia a quem todos chamam Nai, conseguiu escapar do casamento forçado e continuar  a estudar.

Novas baterias de Aljazzar em Gaza

Um telefone celular carregado é vital para a sobrevivência em Gaza, mas não há eletricidade. Da sua tenda de deslocados , Abdallah Aljazzar, desenvolveu um sistema de painéis e baterias que permite que os dispositivos de várias dezenas de residentes sejam carregados por dia.

Okeyo contra o estigma da AIDS na África

Ruele Okeyo grava-se  tomando anti-retrovirais na praia, prestes a subir a  um avião, na caixa de um supermercado e  num restaurante. O activista queniano de 27 anos, com 91.000 seguidores na sua conta Tik-Tok, não esconde  a sua doença e usa as redes sociais como um altifalante contra o estigma e a doença que afecta mais de 25 milhões de africanos.  

Egito diz adeus à malária

Mais de 3.300 anos após a morte de Tutancamon, que aparentemente tinha malária, o Egipto livrou-se  da doença. Uma das chaves tem sido  ampliar o acesso da população aos serviços de saúde públicos.

Madrinhas de Ahmadi

Por via da entrada dos talibãs em Cabul, em Agosto de 2021, Waheda Ahmadi fugiu para Espanha. Ahmadi  convive com  a "tristeza de ser uma refugiada". No  seu longo caminho para a integração, esta jovem de 20 anos tem sido apoiada pela Netwomening , que é uma rede de mulheres espanholas que  dá apoio a  dezenas de outras mulheres refugiadas  para que possam recomeçar as  suas vidas.

03
Jan25

“AS MISSAS DO PARTO”—UMA TRADIÇÃO MADEIRENSE


fco

MISSA DO PARTO.jpg

 

As “Missas do Parto” são uma tradição madeirense que prepara os fiéis para o nascimento do Menino Jesus, tal como a Missa do Galo celebra o seu nascimento na Noite de Natal. Têm inicio no dia 16 e terminam 9 dias depois ( são uma novena) , a 24 de Dezembro, sendo celebradas ao nascer do dia, por volta das 5 da manhã ,todos os dias.

É um costume antigo e documentado, pelo menos, desde início do século XVIII . São uma devoção mariana e comemoram a gravidez da Virgem Maria, na figura da Nossa Senhora do Ó ou Virgem do Parto . Essas missas surgiram das orações feitas para pedir um bom parto para a Virgem Maria.

No trabalho de investigação feito por Libânia Arminda Henriques Gomes - As "Missas do Parto" na ilha da Madeira : uma tradição a preservar , aponta-se que … “ esta tradição litúrgica foi introduzida pelos padres franciscanos, aquando da sua acção pastoral nos primórdios do povoamento do Arquipélago”…. Há sinais que …” os povoadores terão levado este culto do continente, sendo que há sinais da sua prática algures na região de Lamego, distrito de Viseu, no século XVIII e até meados do sec. XIX”. E  …”sabemos  da grande devoção que o Infante D. Henrique tinha para com Nossa Senhora do Restelo, a quem também se chamava Nossa Senhora do Parto”.

Quer na Madeira, quer no Porto Santo, esta prática religiosa também tem o seu lado profano  marcado pelos grupos de cantares, musica,  partilha e convívio  onde não falta a poncha , a broa de mel e a  carne em  vinha-d'alhos.

São mais de 800 as Missas do Parto que são regularmente celebradas na Madeira entre os dias 15 e 24 de Dezembro, muito embora , por iniciativa de um grupo de católicos madeirenses, até a Paróquia de Alfragide, em Lisboa, já tenha também promovido  a celebração das Missas do Parto na Igreja da Divina Misericórdia.

Eis uma tradição antiga, da qual há noticias publicadas que remontam a 1868, e que fazem das “Missas do Parto”  uma mostra distinta da devoção dos madeirenses ao Menino Jesus , à Virgem Maria e ao culto do Natal.

 

Fontes -    Gaudium Press

                  Aleteia

                   Creative Commons

31
Dez24

"ELES" COBRAM-NOS MAIS IMPOSTOS QUE LÁ FORA ! VERDADE OU MENTIRA?


fco

tax control.jpg

Não há  "tuga" que se preze que não diga que lhe cobram muito impostos. E até dizem que pagam mais aqui que se paga lá fora . Acresce que há portugueses que  se vangloriam de fugir aos impostos. Auto-reclamam-se mesmo serem  Chicos Espertos. Na hora da verdade presumo que são presunções… Ora vejamos:

  • Segundo a Constituição da República Portuguesa, ... “ sistema fiscal visa a satisfação das necessidades financeiras do Estado e outras entidades públicas e uma repartição justa dos rendimentos e da riqueza” (n.º 1 do art.º 103º )."
  • Em 2022, a carga fiscal em Portugal (35,8%) foi significativamente inferior à média da União Europeia (40,0%) e da Área do Euro (40,6%).
  • Portugal é a 10ª marca mais baixa da UE no que diz respeito à soma dos impostos e das contribuições sociais em proporção do PIB .
  • No tocante à  carga fiscal, considerando só a receita de impostos directos e indirectos, Portugal está abaixo da média da UE.
  • Em 2023, a nossa carga fiscal era 35,7% do PIB, valor abaixo da média da EU (39,1%) e era a 16ª entre 27 países.
  • Em 2023, entre os 14 países mais pobres, 4 (Grécia, Croácia, Espanha e Eslovénia) tinham rácio de carga fiscal superior a Portugal. Os outros 9 não.
  • A maior fonte de receita de impostos em Portugal são os impostos indirectos, sendo que a colecta de IVA é superior à de IRS!
  • Portugal cobra mais que a média da EU no imposto sobre o consumo.

Os impostos é o preço que pagamos TODOS para que tenhamos uma sociedade decente. E por isso  na Constituição existe a obrigatoriedade de oferecer cuidados de saúde, numa sociedade com crescente esperança de vida,  e educação formal universal  tendencialmente gratuita. E os impostos também servem para fornecer melhores serviços públicos e um ESTADO SOCIAL mais justo e ao serviço do cidadão.

Pagar impostos é , então, antes de tudo, um dever de cidadania.Um dever de todos nós. Como é cuidar da boa e eficiente aplicação dos dinheiros públicos. Para que sirvam o Povo! Para que nos sirva a TODOS.

Fontes- portaldasfinancas.gov.pt

               Ine.pt

               Eurostat - European Statistical System (ESS)

(Nota do autor: Obrigado João, se não fosses tu nunca teria escrito isto!)

Mais sobre mim

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub